Cuidados com os dentes de cães e gatos

28/10/20

Assim como acontece com os seres humanos, a boca e os dentes de cães e gatos podem ser a porta de entrada para diversos problemas de saúde. As bactérias e vírus ali presentes podem se espalhar para todo corpo através da corrente sanguínea. 

Além disso, as dores e demais sintomas na boca também podem prejudicar significativamente a qualidade de vida dos animais e de toda a família. Por isso, os cuidados com os dentes de cães e gatos são tão importantes.

Apesar de sofrerem menos com cáries do que nós, os pets podem apresentar problemas bucais, como:

  • Doença periodontal;
  • Dentes quebrados;
  • Abcessos dentários;
  • Persistência dos dentes de leite;
  • Tumores na cavidade oral;
  • Má oclusão dentária;
  • Fraturas na maxila e mandíbula;
  • Alterações  no palato (como fenda palatina).

Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Fernanda Müller, especializada em Odontologia (CRMV-RS 7417) e Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247) para falarem sobre os cuidados com os dentes de cães e gatos.

Veja abaixo os principais pontos da entrevista. Para outras informações, acesse o material completo em nossa conta no Spotify.

Cães e gatos trocam de dentes?

Sim. Como nós, os pets possuem dentes de leite e dentes permanentes. A troca dos dentes acontece entre o 4º e o 7º mês de vida do animal. Por isso, é importante estimular a escovação dos dentes de cães e gatos desde filhote. Assim, eles podem ser adaptar, especialmente após a troca dentária.

Além disso, é importante o acompanhamento com médico veterinário especializado em odontologia desde cedo. O momento da troca pode trazer problemas como a persistência dos dentes de leite. Nesses casos, o dente não cai e o outro nasce na mesma região, levando a possíveis casos de má-oclusão, por exemplo.

Por quanto tempo deve-se esperar que os dentes de leite de cães e gatos caíam?

Muitos tutores esperam bastante tempo, e às vezes nem se dão conta que os dentes de leite de seu cão ainda não caíram. Isso pode gerar uma série de problemas, como acúmulo de tártaro, má oclusão, que poderiam ser evitados. 

Assim, caso um dente permanente comece a aparecer e o de leite continue firme, sem mobilidade, procure o médico veterinário especializado em odontologia imediatamente. 

Como é a consulta nesses casos?

De forma geral, além de realizar um levantamento da história de saúde dos pets, nós realizamos exames físicos específicos da cavidade oral.  

No procedimento odontológico sob anestesia geral, são realizados Radiografias intra orais para detectar alterações nas raízes dentárias e necessidade de extração do dente. No entanto, já na consulta é possível ter uma boa ideia da necessidade ou não de realizar procedimentos como a extração dentária.

O que é o tártaro? Como ele se forma nos dentes de cães e gatos?

O cálculo dentário (tártaro) é a calcificação da placa bacteriana responsável pela doença periodontal. Se não forem controlados, estes microrganismos produzem substâncias que irritam as gengivas, prejudicam ligamentos e provocam a perda dos dentes de cães e gatos. O cálculo dentário (tártaro) pode comprometer todos os tecidos e ossos que sustentam o dente na boca. 

Entre os sintomas da doença periodontal, podemos citar:

  • Mau hálito;
  • Mudanças de comportamento;
  • Dificuldade para se alimentar;
  • Salivação;
  • Sangramento espontâneo da gengiva;
  • Queda dos dentes permanentes;
  • Infecções bucais.

Todos os pets podem sofrer com o tártaro e a doença periodontal?

Sim. Mas os de raças menores exigem mais atenção. Por terem a cavidade oral menor, e a superfície do dente menor, eles podem formar mais tártaro que animais de grande porte. No entanto, fatores como a imunidade do animal contra as bactérias formadoras do tártaro e a alimentação também contribuem para um animal desenvolver a doença periodontal.

Por isso escovar os dentes é tão importante. A escovação é a melhor forma de eliminar essas substâncias produzidas pelo tártaro e de evitar a doença periodontal. Outros produtos, como pós diluídos na água e objetos para mastigar, são apenas complementares à escovação e não substituem esse cuidado. 

Como escovar os dentes do meu pet?

A escovação deve ser, antes de tudo, um momento prazeroso para o pet. Por isso, a forma de introduzir esse cuidado com os dentes de cães e gatos é tão importante. Devemos evitar traumas e situações desagradáveis.

Hoje, existem no mercado cremes dentais veterinários, que facilitam a escovação dos pets e são próprios para os organismos desses animais, pois não contém flúor ou sabões.

Assim, antes de utilizar a escova de dente propriamente dita, o tutor pode enrolar uma gaze no dedo e passar o creme dental veterinário suavemente nos dentes de cães e gatos. É importante fazer isso com calma e dar tempo para que o pet se acostume com a situação.

Torne esse momento prazeroso para o cão ou gato. Uma recompensa como reforço positivo é sempre bem vinda!

Uma vez acostumado com o creme dental veterinário, o tutor pode introduzir a escova de dentes. Ela pode ser veterinária, com ângulos próprios. Mas também é possível utilizar escovas de dentes de crianças, bem macias.

É importante lembrar que, ao cuidar dos dentes de cães e gatos, os tutores não devem utilizar produtos humanos, como as pastas de dentes ou enxaguantes bucais.

Pets pequenos devem escovar os dentes todos os dias. Já com as raças maiores, três vezes por semana pode ser suficiente, dependendo de avaliação do médico veterinário especialista em odontologia.

A saúde do seu companheiro depende de você. Consulte o médico veterinário com frequência e cuide dos dentes de cães e gatos. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem lhe ajudar! Entre em contato

Para mais informações, acesse o nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support” no Spotify.

Sobre as autoras:

Dra. Fernanda Müller, especializada em Odontologia Veterinária  (CRMV-RS 7417)

MSc. M. V. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia de Animais de Companhia (CRMV-RS 11247).

Como Higienizar os Dentes do seu Pet

Como Higienizar os Dentes do seu Pet

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

"A saúde começa pela boca" é um ditado que ecoa tanto para humanos quanto para nossos amigos de quatro patas. No entanto, na busca contínua por assegurar o bem-estar dos pets, a atenção à saúde oral muitas vezes é deixada de lado. Porém, a doença periodontal, uma...