Principais vacinas para cães: protocolos e cuidados

24/09/20

As vacinas para cães desempenham um papel fundamental para a saúde e bem estar dos pets. Com esse gesto de carinho, os tutores ajudam a prevenir doenças graves, que podem surgir em qualquer fase da vida do animal e botar em risco toda a família.

“Hoje, muitos animais convivem com seus tutores dentro de casa. Beijos e abraços são bastante comuns. No entanto, mesmo para aqueles que vivem em apartamentos, o contato com outros animais nas praças, pet centers, creches e em ambientes pet friendly podem representar riscos.” – Ruben Lundgren Cavalcanti, Médico Veterinário e Sócio Diretor do Pet Support (CRMV-RS 9310).

Doenças graves como a Leishmaniose e a Raiva podem ser transmitidas dos cães para os humanos. E mesmo as doenças menos graves e não transmissíveis costumam gerar grandes estresses psicológicos e financeiros, que poderiam ser evitados com as vacinas para cães. Abaixo, veremos como:

Entrevista: vacinas para cães

Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos a Médica Veterinária Ana Carolina Both (CRMV-RS 7428), Coordenadora Técnica da Zoetis, para conversar sobre a importância das vacinas para cães. Dra. Ana possui mais de 18 anos de experiência profissional e trouxe informações valiosas sobre o assunto:

“O Brasil está entre os três maiores países em população de animais de companhia do mundo. No entanto, apenas cerca de 17% dos cães brasileiros realizam pelo menos uma visita ao ano ao médico veterinário.” – Dra Ana Carolina Both, Médica Veterinária e Coordenadora Técnica da Zoetis (CRMV-RS 7428).

Veja abaixo os principais pontos da entrevista. Para outras informações, acesse o material completo em nossa conta “Grupo Hospitalar Pet Support”, no Spotify.

Quando aplicar primeira vacina?

Infelizmente, muitos tutores ainda acreditam que a imunização deve ser realizada apenas em filhotes. E isso está errado. Apesar do protocolo inicial ser mais robusto, com reforços necessários, as vacinas para cães são um cuidado que deve ser adotado por toda a vida.

De forma geral, as primeiras vacinas para cães devem ser aplicadas entre os primeiros 42 a 45 dias de vida do pet. até essa data, os filhotes, em geral, são imunizados pela mãe através do colostro, o leite mamado nas primeiras 48-72h de vida do filhote.

Após a amamentação, são as vacinas que irão proteger o cão. E elas devem ser aplicadas periodicamente por toda a vida. No entanto, para que as vacinas para cães tenham efeito, é preciso prestar atenção ao tempo entre as doses e reforços. 

A importância dos reforços

Tanto na fase de filhotes, como na fase adulta, as vacinas para cães são calculada pelos médicos veterinários de acordo com uma curva imunológica. 

“A intenção é fazer com que o organismo do pet chegue o mais próximo possível de 100% de imunidade. No entanto, caso o tutor atrase ou não aplique as doses e os reforços dentro do prazo estipulado, a curva imunológica cai e o animal (e toda a sua família), voltam a ficar desprotegidos.” – Dra Ana Carolina Both, Médica Veterinária e Coordenadora Técnica da Zoetis (CRMV-RS 7428).

Vale lembrar que após a aplicação das vacinas, a imunização leva ainda algumas semanas para acontecer. Nesse período, o animal deve continuar protegido, sem contato com outros animais.  

Cabe ao médico veterinário analisar a situação de cada pet e montar um protocolo específico para a realidade de cada família.

Principais vacinas para cães

Vacina Polivalente (V10)

A vacina polivalente V10 protege o seu cão e a sua família de doenças contagiosas e zoonoses que podem levar a óbito. Ela é composta de 3 ou 4 doses iniciais. A primeira, deve ser aplicada entre os primeiros 42 a 45 dias de vida do filhote. As doses seguintes devem ser realizadas com intervalos de 21 a 28 dias.

A Polivalente V10 protege contra: 

  • Cinomose;
  • Parvovirose;
  • Coronavirose;
  • Hepatite Infecciosa Canina;
  • Adenovirose; 
  • Parainfluenza Canina;
  • Leptospirose Canina.

O reforço da vacina polivalente V10 é anual, calculado com base na data da última dose.

Vacina Antirrábica

A raiva é uma doença fatal em praticamente 100% dos casos, tanto em cães como em seres humanos. Ela provoca alterações neurológicas graves e pode ser transmitida dos pets para seus tutores através de arranhões e mordidas.

A primeira dose da vacina antirrábica pode ser aplicada logo na fase de filhotes, a partir dos 3 meses de idade. Já o reforço dessas vacinas para cães devem ser feitos anualmente. 

Vacina contra a gripe (Tosse dos Canis)

A tosse dos canis costuma cursar com tosse, coriza, febre e falta de apetite. Por vezes, parece que o cão está engasgado. O quadro pode, inclusive, evoluir para pneumonia, causando uma série de transtornos para toda a família.

A vacina contra a gripe canina pode ser aplicada junto com a segunda dose da vacina polivalente (V10), por volta dos 80 dias de vida do pet. O veterinário deverá definir a necessidade da segunda dose de acordo com o tipo da vacina: injetável ou intranasal. O reforço dessas vacinas para cães devem ser feitos todos os anos.

Vacina contra Giárdia

A giardíase pode provocar diarréia, vômito, apatia e perda de peso. É uma importante zoonose, podendo ser transmitida para as pessoas a partir de animais infectados. A vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade do pet. A segunda dose 3 – 4 semanas após a primeira é essencial para uma proteção adequada. O reforço é anual.

A manutenção regular das condições de higiene dos cães também é um fator muito importante para a prevenção da giardíase.

Vacina contra Leishmaniose

Os cães domésticos são considerados os principais reservatórios da Leishmaniose em áreas urbanas. A partir deles, algumas espécies de mosquitos podem espalhar a doença para toda a família.

A leishmaniose é dividida em dois tipos: visceral ou tegumentar. Em humanos, a doença pode provocar desde feridas na pele e fraqueza, até aumento do baço, do fígado, problemas respiratórios, sangramentos e infecções por conta da queda da imunidade.

As vacinas para cães contra leishmaniose devem ser feitas a partir de 4 meses de idade. O protocolo completo deve ser feito com 3 doses, respeitando o intervalo de 21 dias entre cada aplicação. A revacinação é anual, contada a partir da 1ª dose.

Cuide da saúde do seu Pet! Para mais informações sobre vacinas para cães, acesse o nosso Podcast “Grupo  Hospitalar Pet Support” no Spotify. Fique atento também ao nosso blog e às nossas redes sociais.

Não esqueça: consulte o médico veterinário regularmente e siga o calendário de vacinas para cães corretamente. Os profissionais do Pet Support estão a sua disposição.

Sobre a autora

Dra Ana Carolina Both, Médica Veterinária e Coordenadora Técnica da Zoetis (CRMV-RS 7428).

  • Coordenadora técnica de animais de companhia Zoetis;
  • Médica veterinária formada pela ULBRA;
  • Residência Médica Veterinária ULBRA e UFRGS;
  • Pós-graduada em 1 Gerência em Marketing pela ESPM.

Como você, queremos que seu pet viva intensamente ao seu lado. Pensando nisso, elaboramos o checklist de medicina preventiva. Baixe nosso checklist gratuito!

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

"A saúde começa pela boca" é um ditado que ecoa tanto para humanos quanto para nossos amigos de quatro patas. No entanto, na busca contínua por assegurar o bem-estar dos pets, a atenção à saúde oral muitas vezes é deixada de lado. Porém, a doença periodontal, uma...