O poder do acolhimento -

O poder do acolhimento

Posted on 29 de julho de 2020 with 0 comments

Falamos tanto em Acolhimento, mas o que isso significa de verdade?

Acolhimento é realmente poder se abrir ao outro, da maneira como o outro se encontra, podendo respeitar, escutar de forma AMPLIADA, detectando o contexto específico em que ele encontra.

E porque acolher não é algo simples de fazer?

  1. Primeiro porque TEMOS QUE QUERER ISSO: abrir-se ao outro para que o outro tenha confiança em também querer se abrir para nós;
  2. Segundo porque, ao abrir-se para o outro, surge o medo e ansiedade de um com o medo e a ansiedade do outro. Nós, vets, lidamos diariamente com clientes que estão experimentando sentimentos de medo, ansiedade, dor, luto e os sintomas dessa luta interna muitas vezes aparecem em forma de agressividade, esquecimento, arrogância, etc. Isso faz parte do nosso trabalho e se chama RELACIONAMENTO.

E qual a solução para tentar resolver situações como essas?

  1. Como dito acima, precisamos nos abrir ao outro, usando de EMPATIA (que precisa ser desenvolvida naqueles que naturalmente não a tem) e aplicando-a na forma de CAPACIDADE DE SE PREOCUPAR com a outra pessoa, de verdade.
  2. Precisamos não JULGAR, mas ajudar a TRANSFORMAR a pessoa e a situação. Essa não é uma tarefa fácil, mas é EXTREMAMENTE RECOMPENSADORA e nos dará um SENTIMENTO DE PROPÓSITO E DEVER CUMPRIDO ao final do processo.
  3. Também devemos trabalhar com SENSO CRÍTICO, não permitindo que o outro transpasse alguns limites importantes nesse relacionamento. A forma de fazer isso é tentar observar tudo o que está ocorrendo, dizer para pessoa que ESTAMOS DO LADO DELA, mas que precisamos dar um FEEDBACK a ela. Sempre que estivermos em uma situação difícil com alguém, precisamos levá-lo a um local específico (consultório) para CONVERSAR, DAR E RECEBER FEEDBACK. Isso sempre vai funcionar se o outro estiver DISPOSTO a melhorar o relacionamento e, de certa forma, disposto a melhorar o mundo a sua volta.
  4. Neste ponto é muito importante, primeiro, ser ORELHA, querendo ouvir de verdade o que o outro tem a dizer. ACONSELHAMENTO é a negação do conselho (dado pelo prefixo A), mas sim a arte de ouvir!

Como qualquer relacionamento humano, o segredo está em SER HONESTO o mais breve possível! O Brasileiro é naturalmente avesso ao confronto de ideias, mas precisamos aprender a crescer no nosso RALACIONAMENTO, (ralação mesmo), afinal, temos um objetivo em comum: cuidar dos nossos Pets da melhor maneira possível e eles merecem que a gente se resolva.

“As pessoas difíceis nos ajudam a entender que também não somos lá essas coisas, pois elas têm a capacidade de extrair o pior de nós. Ou, se você for maduro, o melhor”.

MV Ruben Cavalcanti
CEO Grupo Hospitalar Pet Support

Leave a comment