Site icon Pet Support

5 necessidades dos gatos que todo tutor deve saber

Necessidades dos Gatos

Os gatos são muito conhecidos pela independência. Mas isso não significa que eles não precisam de cuidados. No texto abaixo, a médica veterinária Carolina Casarin (CRMV-RS 07634), do Cat Support, fala sobre as 5 necessidades dos gatos que todo tutor deve saber.

1. Fornecer local seguro para o gato

Os gatos, na natureza, costumam evitar os conflitos. Por isso, quando se sentirem ameaçados, a primeira alternativa destes animais será fugir.

Dessa forma, é muito importante que o tutor entenda as necessidades dos gatos e forneça um local seguro para ele em casa. Este espaço deve ser privativo e fora do alcance de outros animais. 

Inclusive, como vimos no texto sobre “Gatos na Gravidez”, o local seguro deve ficar fora do alcance de crianças.

Podemos citar como exemplos de locais seguros:

Atenção: Jamais invada o local seguro e retire o gato à força de lá. O local seguro é uma das necessidades dos gatos e deve ser respeitado.

2. Recursos ambientais duplicados e separados.

Os gatos são uma espécie que se estressa com facilidade. Dessa forma, é importante que você espalhe vasilhas de água em diferentes cômodos da casa, por exemplo. O mesmo serve para a caixa sanitária, caminha, arranhadores, brinquedos e locais para se esconder!

Assim, caso algum estresse ocorra em uma região da casa, e o pet não saia dali, as necessidades dos gatos poderão ser atendidas.

3. Comportamento predatório

No texto “4 curiosidades sobre gatos” vimos que a domesticação desses felinos é mais recente do que a dos cães. E que é por isso, entre outros motivos, que eles ainda conservam muitos dos instintos dos seus ancestrais. Entre eles, o comportamento predatório.

Sim, caçar é uma das necessidades dos gatos. E uma forma segura de satisfazer tais necessidades dos gatos é simular a caça com uma brincadeira de varinha ou esconder a ração em brinquedos ou pela casa. Dessa forma, o gato fica feliz e você também.

O comportamento predatório requer envolvimento físico e mental. Lembre-se que o gato deve conseguir capturar a “presa”. Então, é bom terminar a brincadeira com uma recompensa saborosa.

4. Interação social previsível

Não adianta forçar. Uma das necessidades dos gatos é escolher quando e com quem se relacionar. Assim, faça carinho no seu pet apenas quando ele permitir. Dessa forma, ao adquirir confiança, o felino vai pedir a sua atenção.

5. Respeitar o olfato do gato 

Grande parte da comunicação dos gatos é pelo olfato. Por isso, espalhar seu “cheiro” pelo território é uma das necessidades dos gatos. Os arranhões e os esfregões nas portas, móveis e objetos servem para isso.

Assim, as manchas e marcas deixadas pelos gatos devem ser limpas aos poucos. Evite tirar todas elas de uma só vez. Tampouco faça grandes faxinas nas coisas dos gatos.

Quando você remove os cheiros dos gatos do seu ambiente, ele deixa de reconhecer o ambiente como seu. O felino fica muito inseguro.

Evitar perfumes fortes, incensos e cheiros diversos, como o cigarro, também é uma ótima dica para um gato feliz.

Consulte o médico veterinário especializado com regularidade! Essa é a melhor forma de conhecer e garantir as necessidades dos gatos. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.

Sobre a autora:

A médica veterinária Carolina Casarin (CRMV-RS 07634) é especializada no tratamento dos gatos e responsável pelo serviço Cat Support, no grupo Hospitalar Pet Support

Exit mobile version