Como higienizar os dentes do PET?

26/11/20

Os cuidados com os dentes do pet devem começar desde cedo, ainda na fase de filhotes. Apesar de sofrerem com menos cáries do que os seres humanos, cães e gatos podem apresentar diversos problemas orais, como:

  • Doença periodontal;
  • Fraturas Dentárias;
  • Abcessos dentários;
  • Persistência dos dentes de leite;
  • Tumores na cavidade oral;
  • Má oclusão dentária;
  • Fraturas de mandíbula e maxila;
  • Alterações no palato (como fenda palatina). 

Por isso, a consulta com o médico veterinário especializado em odontologia é tão importante. Este profissional auxilia na prevenção de problemas orais e sistêmicos desde a fase de filhotes.

E a escovação cumpre um papel fundamental nesse processo.

A importância da escovação

O cálculo dentário (tártaro) é a calcificação da placa bacteriana responsável pela doença periodontal. Se não forem controlados, estes microrganismos produzem substâncias que irritam as gengivas, prejudicam o ligamento e provocam a perda dos dentes de cães e gatos.

Por isso, escovar os dentes do pet é tão importante. A escovação é a melhor forma de eliminar essas substâncias produzidas pelo tártaro e de evitar a doença periodontal. 

Outros produtos, como pós diluídos na água e objetos para mastigar, são apenas complementares à escovação e não substituem esse cuidado.

Aprender a higienizar os dentes do Pet é indispensável para uma vida longa, feliz e saudável.

NOVO EBOOK: COMO HIGIENIZAR OS DENTES DO PET

No Ebook “Como higienizar os dentes do Pet”, os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support mostram os principais cuidados que você deve ter com a saúde bucal do seu cão ou gato. 

O material é gratuito. Nele, você irá aprender a cuidar da profilaxia odontológica do seu pet. Os principais temas abordados são:

  • Filhotes e a troca de dentes;
  • Tártaro e doença periodontal;
  • Como escovar os dentes do meu Pet?;
  • Primeiros contatos;
  • Inserindo a escova;
  • Quando escovar;
  • Outros cuidados.

O e-book “Como higienizar os dentes do Pet” é gratuito e está disponível para download no botão abaixo:

A escovação é um cuidado básico que todo tutor deve oferecer ao seu pet. Problemas sistêmicos e bucais – como a doença periodontal – podem comprometer significativamente a qualidade de vida de cães e gatos, e causar transtornos para toda a família.

Baixe o ebook, aprenda a higienizar os dentes do pet e veja a importância de consultar o médico veterinário especializado em odontologia periodicamente.

A saúde do seu companheiro depende de você. Consulte o médico veterinário com frequência e cuide dos dentes de cães e gatos. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem lhe ajudar! Entre em contato.Para mais informações, acesse o nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support” no Spotify.

Como Higienizar os Dentes do seu Pet

Como Higienizar os Dentes do seu Pet

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...