Doenças Pulmonares em Pets: o que eu preciso saber?

11/02/21

A pneumologia é uma especialidade recente, mas que tem sido muito estudada na medicina veterinária. Além das doenças pulmonares em pets, ela trata também os problemas das vias aéreas superiores. Assim, abrange os cuidados desde as narinas, passando pela laringe, traqueia até o ramo final do pulmão.

Os cuidados no trato respiratório superior são fundamentais para evitar doenças pulmonares em pets. É o que veremos a seguir.

Doenças comuns na Pneumologia

Colapso de traqueia:

Deformação nos anéis de cartilagem que formam a traquéia e que pode dificultar a passagem do ar para os pulmões. Está relacionado com fatores genéticos, idade e peso dos pacientes. Raças como Yorkshire terrier, Maltês e Spitz estão entre as mais afetadas.

Bronquite crônica:

Inflamação das vias aéreas menores do pulmão. Especialmente relacionadas com outras doenças crônicas prévias, como as cardíacas. Quanto mais idoso o pet, mais suscetível a essa doença.

Pneumonia:

São inflamações pulmonares que, geralmente, estão relacionadas à infecções por vírus e bactérias. Assim, a pneumonia é uma doença grave, independentemente da idade do pet. O tratamento torna-se ainda mais importante em idosos, filhotes e em pacientes com alguma comorbidade. 

Tumores no tórax:

O câncer em pets no pulmão pode provocar sintomas parecidos com os das doenças citadas acima. Para diferenciá-las, é importante consultar o médico veterinário especializado em pneumologia. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente pode ser encaminhado para o oncologista veterinário ou ter o seu tratamento realizado em conjunto com este profissional.

Sintomas

Entre os principais sintomas das doenças pulmonares em pets, estão:

  • Tosse.
  • Dificuldades para respirar.
  • Língua azulada.
  • Secreções nasais. 

Diagnóstico das doenças pulmonares em pets

Além da anamnese completa do paciente, dos exames clínicos, como a ausculta, o diagnóstico das doenças pulmonares em pets pode exigir exames complementares. 

Nesse sentido, o exame radiográfico costuma ser o primeiro a ser solicitado. Vale ressaltar que, dependendo do caso, múltiplas imagens podem ser necessárias. Ecocardiogramas e ultrassonografias de tórax também são utilizados.

Em casos mais complexos, a endoscopia respiratória, ou broncoscopia, também é realizada para diagnosticar e diferenciar as doenças pulmonares em pets. Trata-se de um procedimento invasivo, feito mediante exames pré-operatórios de sangue e ecocardiograma. 

Na endoscopia respiratória, com o animal sedado, o médico veterinário responsável coleta amostras do trato respiratório do cão ou do gato. O material é enviado para análise laboratorial e auxilia de forma precisa no tratamento das doenças respiratórias em pets. 

Assim, é possível identificar qual bactéria ou vírus pode estar provocando a pneumonia, por exemplo. O tratamento para os dois casos pode exigir abordagens diferentes.

Podcast sobre doenças pulmonares

Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247), e Dra. Sofia Wistuba, especializada em Cardiologia e Pneumologia (CRMV-RS 7368)  para falarem sobre as doenças pulmonares em pets.

Além dos pontos já citados acima, as médicas veterinárias do Grupo Hospitalar Pet Support  também conversaram sobre:

  • Tratamento domiciliar para asma e bronquite crônica;
  • Fatores de risco para doenças pulmonares em pets;
  • Manejo, tratamento e medicações.

Em nossa conta no Spotify, você pode ouvir a entrevista completa sobre as doenças pulmonares em pets. Informe-se e cuide com responsabilidade da saúde do seu cão ou gato. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...