Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

8/02/24

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a dimensão afetiva da Terapia Assistida por Animais e sua conexão vital com os cuidados oferecidos em nosso Hospital Veterinário, onde compreendemos que cada animal é uma parte essencial de nossa busca contínua por amor e excelência na Medicina Veterinária.

O que é a Terapia Assistida por Animais – TAA

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma intervenção direcionada ao paciente junto ao profissional da saúde. Ela busca melhorar os aspectos sociais, físicos, emocionais e cognitivos dos assistidos utilizando os animais como facilitadores. Também chamada de Pet Terapia, é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). 

A Terapia Assistida por Animais envolve a interação entre pessoas e animais aptos, treinados e saudáveis. Essa forma de terapia não apenas proporciona benefícios tangíveis, mas também contribui para a conexão emocional entre o animal e a pessoa atendida. 

A interação positiva entre seres humanos e animais é capaz de aumentar a concentração dos hormônios de prazer e bem-estar em ambas as espécies. Além disso, se revela como uma ferramenta valiosa para o apoio do tratamento de diversas condições médicas que afetam as pessoas, em diferentes fases da vida.  

Na maioria das vezes, os “animais terapeutas” são cães de temperamento dócil e tranquilo, de porte pequeno ou grande. No entanto, outras espécies, como gatos e até mesmo equinos, também desempenham essa função. Dessa forma, os médicos-veterinários devem monitorar constantemente a saúde desses animais para a segurança na relação com as pessoas. Além disso, também precisam avaliar o bem-estar dos animais durante a Pet Terapia. 

Benefícios da Pet Terapia

“Vivenciei a experiência de participar de uma equipe multiprofissional de Terapia Assistida por Animais em uma instituição de longa permanência de idosos. Promovida por estudantes e profissionais dos cursos de medicina veterinária, farmácia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, biomedicina e nutrição, a Pet Terapia contava com um equino e quatro cães (pequeno e grande porte) como co-terapeutas. Durante as visitas, a equipe realizava atividades que envolviam desenvolvimento motor, cognitivo, comunicação e interação social. Os médicos veterinários monitoravam os animais quanto ao bem-estar, enquanto que os profissionais da saúde ficavam atentos ao que o paciente estava sentindo, compreendendo o grau de interesse e de disponibilidade”, conta Wanessa Beheregaray, Médica Veterinária Coordenadora Técnica do Hospital Pet Support. 

“A comunicação entre o grupo, idosos e equipe de trabalho da instituição foi facilitada por meio dos animais. Isso se revelou quando uma das idosas, muito resistente à interação social, sorria e dialogava nos momentos de atividade. Todos os idosos participantes demonstravam sinais de alegria e satisfação e maior receptividade às atividades propostas pela equipe multiprofissional”, complementa Wanessa. 

Aqui no Hospital Pet Support, reconhecemos a importância de oferecer atenção individualizada e cuidados especializados que considerem as necessidades únicas destes animais. Não apenas asseguramos sua saúde e bem-estar, mas também garantimos que estejam em condições ótimas para desempenhar suas funções na Terapia Assistida por Animais, ampliando o impacto positivo e contribuindo para a qualidade de vida de muitos.

Saiba mais sobre nossos serviços aqui.

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

"A saúde começa pela boca" é um ditado que ecoa tanto para humanos quanto para nossos amigos de quatro patas. No entanto, na busca contínua por assegurar o bem-estar dos pets, a atenção à saúde oral muitas vezes é deixada de lado. Porém, a doença periodontal, uma...