Viajar com o Pet: tudo o que você precisa saber

4/02/21

Viajar com o pet é tudo de bom! Mas, para não ter nenhum problema e poder aproveitar cada momento da melhor forma ao lado do seu companheiro, é importante tomar alguns cuidados. Abaixo, falaremos sobre os principais deles.

Viagens de carro: como levar o cão ou gato?

É lei. Cães e gatos não podem viajar com a cabeça para fora do carro, nem em carrocerias (salvo algumas exceções). E, assim como nós, eles também devem utilizar o cinto de segurança. Dessa forma, os pets não podem, em hipótese alguma, circular livremente dentro do veículo. Afinal, correm o risco de atrapalhar o motorista e de serem projetados em caso de colisão.

Via de regra, o ideal é que os cães, especialmente os adultos, sejam presos ao cinto de segurança por uma coleira peitoral. Assim, eles não correm o risco de machucar o pescoço em caso de acidentes. 

Por outro lados, os gatos e filhotes podem ser transportados em caixas ou bolsas especiais. No entanto, é fundamental que sejam adequadas para a estrutura física e o comportamento. Dessa forma, conversar com o médico veterinário é a melhor forma de identificar qual o melhor item de segurança para o seu pet. 

Essas regras valem tanto para trajetos dentro das cidades quanto em rodovias.

Além disso, outro ponto importante é a documentação necessária para viagens intermunicipais e interestaduais. Nesses casos, o tutor precisa portar consigo a carteira de vacinação do pet e ter todas as imunizações registradas em dia. 

Viagens de ônibus com o pet

Antes de viajar com o pet de ônibus, é muito importante que o tutor entre em contato com a empresa de transporte. Assim, você poderá verificar as exigências particulares de cada uma delas. Além disso, é indispensável consultar um médico veterinário.

De forma geral, cães e gatos devem viajar de ônibus sedados, acomodados em caixinhas especiais e aos pés do seu tutor. Certamente, caberá ao médico veterinário avaliar o estado de saúde do pet e determinar qual a medicação sedativa a ser utilizada. Assim sendo, o profissional irá avaliar em qual momento e em que dose administrar o medicamento.

Além da carteira de vacinação atualizada, o médico veterinário também poderá providenciar, mediante avaliação, um atestado de saúde para o pet.

Viagens de avião com o pet

Assim como nos trajetos de ônibus, antes de viajar com o pet de avião é importante se informar junto à empresa sobre suas exigências para o transporte de animais. Nesses casos, os pets podem viajar acordados. Ocasionalmente, em algumas situações, até mesmo na cabine, junto aos tutores. 

Portanto, saber qual o tamanho da caixa e demais exigências das empresas aéreas poupa tempo e evita transtornos que podem atrapalhar a viagem.

Viagens internacionais com cães e gatos

As viagens internacionais exigem cuidados diferenciados. Além de respeitar as exigências da vigilância sanitária brasileira e da empresa aérea, é fundamental entender as leis do país de destino sobre viajar com o pet.

Em alguns países, como o Uruguai, por exemplo, são exigidos exames específicos. Entre eles, a sorologia para Leishmaniose. Caberá ao médico veterinário realizar o exame e fornecer o atestado médico necessário.

Por isso, antes de sair do Brasil com o seu cão ou gato, informe-se junto à embaixada ou consulado do país de destino sobre as regras a serem obedecidas. Em alguns casos, é necessário que o pet tenha o microchip de identificação.

Nesses casos, o site do Ministério da Agricultura é uma ótima fonte de informações sobre as documentações necessárias para viajar com o pet internacionalmente.

Assim sendo, a consulta com o médico veterinário antes da viagem internacional garante que o pet pode realizar o trajeto em segurança. Além disso, que ele estará protegido em outro território. Ainda, dependendo do destino, vacinas específicas, vermifugações e prevenção contra ectoparasitas podem ser necessárias.

Mais dicas sobre viajar com o pet em nosso Podcast!

Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247), e Dra. Dagmar Indrusiak, Clínica Geral (CRMV-RS 5441)  para falarem tudo o que você precisa saber para viajar com o pet.

Além dos pontos já citados acima, as médicas veterinárias do Grupo Hospitalar Pet Support  também conversaram sobre:

  • Documentação para terceiros;
  • Caixas de transporte;
  • Medicações para náuseas e ansiedade;
  • Como preparar o pet para viagem;
  • O que levar na bagagem.

Em nossa conta no Spotify, você pode ouvir a entrevista completa.

Cuide da saúde do seu companheiro. Antes de viajar com o pet, procure a orientação do médico veterinário! Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.

brincadeiras para fazer com cães

10 Brincadeiras para Fazer com os Cães

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...