Câncer de mama em pets: cirurgia e quimioterapia

24/11/20

Em outubro, o Pet Support lembrou em suas redes sociais da importância da prevenção do câncer de mama em pets. 

Já aqui no blog, vimos no texto “Câncer em animais: principais causas e sintomas” que essa doença têm como característica o crescimento desordenado de células. Elas roubam os nutrientes e acabam por provocar a morte de órgãos e tecidos saudáveis.

Todos os sistemas, tecidos e células do organismo podem ser afetados por essa condição. E, assim como em seres humanos, o câncer de mama em pets é um dos mais frequentes.

No Brasil, entre os cães, o câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum. Entre os gatos, trata-se da terceira. 

No entanto, diferente do que acontecia no passado e do que muitos tutores ainda imaginam, o diagnóstico de câncer não é sinônimo de uma doença terminal.

Hoje, com a evolução dos tratamentos, é possível promover uma boa qualidade de vida para o animal doente e sua família. 

A quimioterapia é um ótimo exemplo. Os pets reagem melhor a essa forma de tratamento do que os seres humanos. Ela é realizada de forma cuidadosa, para proporcionar maior sobrevida, sem sofrimentos. E, em muitos casos, a cura do câncer de mama em pets. 

É o que veremos abaixo.

Entrevista com Oncologista Veterinária

Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Raquel Michaelsen, especializada em Oncologia (CRMV 11928) e Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247) para falarem sobre o câncer de mama em pets e a quimioterapia.

Veja abaixo os principais pontos da entrevista. Para outras informações, acesse o material completo em nossa conta no Spotify.

O que provoca o câncer de mama em pets?

O câncer de mama em pets é uma doença multifatorial. Ele é provocado pela interação de fatores externos (ambiente e estilo de vida) e internos (características genéticas, mudanças hormonais e imunológicas).

Nesse sentido, a castração precoce atua como importante fator de prevenção para as fêmeas caninas e felinas. 

A maioria das fêmeas acometidas por câncer de mama são fêmeas não castradas ou castradas tardiamente.

A obesidade é outro fator importante e que tende a levar ao câncer de mama em pets. Sedentarismo e hábitos alimentares inadequados estão entre os principais motivos.

Sintomas do câncer de mama em pets

O câncer de mama é uma condição de malignidade nas mamas. Além dos sintomas gerais relacionados ao câncer, como emagrecimento, ele apresenta-se como:

  • Aumento de volume das mamas;
  • Nódulos;
  • Edemas; 
  • Secreções (em alguns casos).

No entanto, vale ressaltar que nem todo tumor é necessariamente maligno (câncer).

Diagnóstico precoce

Quanto antes o diagnóstico do câncer de mama em pets for realizado, maiores as chances de cura e de uma boa qualidade de vida. Para isso, é muito importante que os tutores façam consultas periódicas com o médico veterinário e fiquem atentos aos sinais.

Em casa, os tutores podem, por exemplo, apalpar periodicamente as mamas dos pets, para verificarem a existência de formações. Especialmente em fêmeas não castradas.

Caso o tutor identifique alguma irregularidade (nódulo), deve encaminhar o pet imediatamente para o médico veterinário especializado em oncologia. 

O tutor não deve esperar, sob o risco de a doença se espalhar para outras regiões do corpo do pet.

Estadiamento

Uma vez estabelecido o diagnóstico do câncer de mama em pets, o médico veterinário especializado em oncologia deve realizar o estadiamento da doença. Com isso, o profissional responsável identifica o quão grave é a situação e estabelece qual o melhor tratamento para cada pet.

Infelizmente, o câncer de mama em pets costuma gerar metástases para os pulmões. Por isso, durante o estadiamento, o médico veterinário pode solicitar exames de imagem dos pulmões e assim como também dos órgãos abdominais. 

Exames laboratoriais também podem ser realizados para verificar a função dos rins, fígado  e o estado geral de saúde do pet.

Tratamento cirúrgico

Na maior parte dos casos, o tratamento para o câncer de mama em pets é cirúrgico, através das mastectomia. Nesta, são retiradas total ou parcialmente as mamas e os linfonodos atingidos ou com risco de serem afetados. O objetivo é eliminar por completo as células doentes do corpo do animal.

No entanto, existe sempre o risco de algumas células terem migrado para outras partes do corpo do pet sem serem identificadas. E elas podem dar origem a uma metástase. 

Assim, por melhor que seja realizada, a cirurgia para o câncer de mama em pets pode ser apenas uma parte do tratamento.

Biópsia

Por isso, tão importante quanto a cirurgia, é encaminhar o nódulo removido para a biópsia. Com essa avaliação, é possível identificar exatamente qual o tipo de célula cancerígena presente e quais as chances de a doença voltar a aparecer.

Dessa forma, o médico veterinário especializado em oncologia define qual o seguimento do tratamento. Em alguns casos, é necessário associar quimioterapia, para eliminar por completo as chances da doença atingir outros órgãos. 

Quimioterapia em Pets

Felizmente, os pets tendem a reagir muito melhor à quimioterapia do que os seres humanos. A maior parte dos cães e gatos submetidos a esse tratamento apresentam apenas efeitos colaterais transitórios. Menos de 10% apresentam sintomas importantes.

Assim, a quimioterapia é uma ferramenta eficaz de controle e até cura do câncer de mama em pets. O número de pacientes que reagem mal à quimioterapia é muito menor se comparado aos humanos.

Os protocolos e doses dos medicamentos utilizados em pets são menores e mais brandos. O objetivo é aumentar a sobrevida dos animais, com qualidade e evitando ao máximo qualquer forma de sofrimento.

Para saber mais sobre o câncer de mama em pets e o tratamento com quimioterapia, acesse a entrevista completa em nosso podcast no Spotify.

Lembre-se: a saúde do seu companheiro depende de você! Consulte o médico veterinário com regularidade e previna-se contra o câncer em animais. Essa é a melhor forma de garantir uma vida feliz e saudável para o seu pet. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.

Sobre as autoras

MSc. M. V. Vanessa Jegan, é Médica Veterinária especializada em Dermatologia e Alergologia de Animais de Companhia (CRMV-RS 11247).

Raquel Michaelsen (CRMV 11928) é Médica Veterinária formada pela UFRGS. Possui residência em clínica médica de pequenos animais pelo Hospital Veterinário da UFRGS.

Especialização em oncologia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas.

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...