Outubro Rosa Pet: conscientização sobre o Câncer de Mama em cachorros e gatos

27/10/23

O mês de outubro é marcado por uma importante campanha de conscientização sobre o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. Essa iniciativa tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença em humanos. No entanto, é fundamental lembrar que os pets também podem ser afetados por essa condição. Neste artigo, vamos abordar o câncer de mama em cachorros e gatos e destacar a relevância da prevenção e do tratamento. Quanto antes for feito o diagnóstico do câncer de mama nos pets, maiores serão as chances de um tratamento de sucesso. Por isso, é fundamental estar atento a qualquer sintoma e realizar check-ups todos os anos. 

Vamos entender mais sobre a doença?

Outubro Rosa Pet: conscientização e prevenção

O Outubro Rosa Pet é uma extensão dessa campanha para o mundo dos animais de estimação. Assim como nos seres humanos, o câncer de mama em cachorros e gatos é uma realidade que merece nossa atenção. Estima-se que cerca de 50% das neoplasias mamárias em cães sejam malignas, e embora a incidência em gatos seja menor, a gravidade da condição não deve ser subestimada.

O que é o câncer?

O termo “câncer” se refere às doenças que começam a partir do crescimento e da multiplicação anormal e descontrolada das células. Essas células, conhecidas como células cancerígenas, têm a capacidade de se dividir e se espalhar para outras partes do organismo, formando tumores. Diferentemente das células normais, essas células “malignas” podem invadir tecidos próximos, se espalhar para outras partes do corpo e, em casos avançados, levar à morte.

A neoplasia mamária é um dos cânceres que mais acometem as fêmeas. Nas cadelas, 50% dos tumores são malignos, enquanto nas gatas, esse número sobe para mais de 90%, com comportamento agressivo e alta probabilidade de metástase.

O câncer de mama em cachorros e gatos machos é mais raro. Contudo, eles também estão sujeitos, principalmente devido a alterações hormonais.

Quais são os fatores de risco do câncer de mama em cachorros e gatos?

Inegavelmente, quando as cadelas e gatas são castradas precocemente, antes do desenvolvimento das mamas, a probabilidade de desenvolver tumores é reduzida. Portanto, podemos concluir que fêmeas não castradas ou castradas tardiamente enfrentam um risco consideravelmente maior de desenvolver o câncer de mama.  

Ademais, outros fatores de risco incluem hereditariedade, alimentação, mutações genéticas e influência de hormônios.

Quais os sintomas de câncer de mama em cachorros e gatos? 

Geralmente, é possível sentir um aumento de volume ou nódulo ao passar a mão na barriguinha da sua pet. Mas, se você também notar ulcerações na pele, secreção mamária, observar perda de peso ou mudanças no comportamento, desconfie. Ao notar qualquer alteração física ou comportamental, não hesite em procurar atendimento veterinário.

Além disso, um profissional experiente e especializado em oncologia veterinária pode identificar nódulos muito pequenos, como grãos de areia, antes que aumentem de tamanho, proporcionando um prognóstico melhor. Por isso, ressaltamos a importância dos check-ups de mama realizados em nosso Centro Oncológico Veterinário.

Como se diagnostica o câncer de mama nos pets?

O diagnóstico do câncer de mama em cachorros e gatos envolve o exame físico. Portanto, durante a consulta, o veterinário vai examinar a barriga da sua gata ou cachorrinha em busca de nódulos, massas ou outras anormalidades. Se perceber alguma alteração, pode solicitar exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom e raio-x.

Nem todo nódulo é câncer de mama. Existem outros tipos de tumores na região abdominal, como o tumor de pele, por exemplo. Além disso, o achado também pode ser benigno. 

Na dúvida, o veterinário pode solicitar uma citologia ou realizar a remoção cirúrgica, encaminhando posteriormente o material para biópsia. A análise histopatológica consegue informar sobre a estrutura e a natureza das células e tecidos. Dessa forma, determina se um tumor é benigno ou maligno, avalia a extensão da doença e fornece informações sobre o estágio e prognóstico do câncer de mama em cachorros e gatos.

Mastectomia em pets: uma abordagem eficaz

A mastectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção parcial ou completa das glândulas mamárias afetadas pelo câncer. Ao contrário da lumpectomia, que envolve apenas a remoção do tumor junto à uma margem de tecido ao redor, a mastectomia é recomendada em casos mais avançados ou quando o câncer de mama em cachorros e gatos está presente em múltiplas glândulas.

Por que optar pela Mastectomia?

A escolha pela mastectomia em pets é baseada na avaliação do médico veterinário, que considera a extensão do câncer e o bem-estar do animal. O objetivo é remover todas as células tumorais a fim de evitar metástase ou recidiva. Em casos avançados do câncer de mama em cachorros e gatos, a mastectomia é muitas vezes a melhor opção para eliminar completamente as células cancerosas e prevenir a disseminação da doença para outros órgãos.

Diagnóstico e tratamento do câncer de mama em cachorros e gatos

A detecção precoce do câncer de mama em pets é fundamental para o sucesso do tratamento. Além da palpação regular das glândulas mamárias, exames de imagem e biópsias são ferramentas essenciais para o diagnóstico preciso. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo da gravidade e extensão da doença.

Prevenção do câncer de mama em cachorros e gatos

A prevenção é a melhor arma contra o câncer. Exames regulares realizados por um médico veterinário são essenciais para identificar quaisquer alterações. Além disso, a esterilização pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento do câncer de mama em cachorros e gatos. 

O câncer de mama pode ter cura. Quanto mais cedo o tumor for detectado, maiores serão as chances de um resultado favorável, evitando que o tumor cresça e se espalhe para outras regiões do corpo.

Centro Oncológico Veterinário: especialistas na luta contra o câncer

O Centro Onco Support é o resultado de uma iniciativa pioneira em gestão e administração de serviços oncológicos veterinários. Surgiu da necessidade de tratar, de modo integral, o câncer em pequenos animais. Contar com um centro oncológico veterinário é crucial para oferecer o melhor cuidado possível para pets com câncer. Na essência do Onco Support, o paciente e sua família são o centro de tudo. É para eles que buscamos excelência técnica sempre conectada ao acolhimento. É por eles que trabalhamos e nos dedicamos, diariamente, a oferecer um atendimento integral, individualizado e multidisciplinar, respeitando o conceito de integração da cadeia oncológica em todas as nossas frentes de atuação.

O Outubro Rosa Pets é um mês de conscientização sobre o câncer de mama em cachorros e gatos. No entanto, o cuidado deve ser o ano inteiro. Se precisar, conte conosco!

Revisão:

MV Izadora Chamun Gil

Coordenadora Técnica do Onco Support

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

"A saúde começa pela boca" é um ditado que ecoa tanto para humanos quanto para nossos amigos de quatro patas. No entanto, na busca contínua por assegurar o bem-estar dos pets, a atenção à saúde oral muitas vezes é deixada de lado. Porém, a doença periodontal, uma...