Cirurgia oncológica veterinária e novas terapias

24/11/20

O momento do diagnóstico de um câncer em pets é sempre difícil. No entanto, felizmente, os tutores podem hoje contar com uma série de tratamentos específicos para esse problema. Entre eles, a quimioterapia e a cirurgia oncológica veterinária.

A cirurgia oncológica veterinária se difere em diversos aspectos da cirurgia tradicional. O processo deve ter início com a identificação precoce dos sintomas e encaminhamento imediato do paciente para o médico veterinário especializado em oncologia.

O especialista, por sua vez, pode solicitar uma série de exames específicos, para o estadiamento da doença. Com eles, é possível saber com precisão qual a gravidade e a melhor conduta para cada caso.

Cirurgia tradicional x Cirurgia oncológica veterinária

A abordagem da cirurgia oncológica veterinária é um pouco mais extensa do que a da cirurgia tradicional. Isso pode ser exemplificado no cuidado com a remoção das margens do tumor.

As margens são uma quantidade de tecido extra retirada ao redor do tumor para garantir que nenhuma célula doente permaneça no organismo. Dependendo da região da cirurgia, esse procedimento pode deixar lesões permanentes e afetar áreas sensíveis, com risco às suas funções.  

Na cirurgia oncológica veterinária, ao remover o tecido doente, os médicos adotam margens maiores, para tentar eliminar todas as células cancerígenas de uma vez. O objetivo é obter uma margem livre de células cancerígenas, o que pode indicar a cura da doença, evitando recidivas e novas intervenções.

De forma geral, após a remoção do câncer, o material é enviado para uma laboratório, que irá verificar se as margens da cirurgia estão realmente livres de células doentes. Se isso não for possível, o tratamento deve continuar.

No geral, intervenções subsequentes tendem a ser mais complexas, pela existência de fibroses e inflamações que impedem a retirada de uma margem mais ampla. Isso pode, em muitos casos, limitar o tratamento cirúrgico.

Abaixo, veremos alguns dos avanços na cirurgia oncológica veterinária e no tratamento do câncer em pets que auxiliam a superar estes problemas.

Análise de margens durante a cirurgia

Uma das grandes dificuldades na cirurgia oncológica veterinária é identificar justamente até onde vai o tecido doente e qual o limite entre o câncer e as células saudáveis. 

Hoje, porém, existe a possibilidade de avaliar as margens de tecido removidas ainda durante a cirurgia oncológica veterinária. Nessa prática, o médico patologista está presente no dia da cirurgia, e faz a análise do material ainda durante o procedimento.

Isso permite uma maior segurança para o paciente, menor necessidade de novos procedimentos e preservação máxima de tecido saudável.

A análise de margens durante a cirurgia é especialmente utilizada em nódulos cutâneos e em regiões de difícil acesso, em que a retirada de tecido pode prejudicar outras funções.

Eletroquimioterapia

Trata-se de um recurso utilizado em pacientes que já não podem mais ter margens de tumor retiradas. Ela funciona como um tratamento quimioterápico local, sem efeitos colaterais sistêmicos.

A eletroquimioterapia também é utilizada durante a cirurgia, com o paciente anestesiado. O médico oncologista aplica o medicamento quimioterápico e realiza um estímulo elétrico na região a ser tratada. Com isso, as células cancerígenas tendem a ser eliminadas sem a necessidade de ressecção dos tecidos.

O tratamento com eletroquimioterapia evita mutilações que poderiam ser prejudiciais ao pet. Um bom exemplo são tumores localmente agressivos nas patas, uma região que possui poucas margens. A eletroquimioterapia pode impedir amputações nesses casos, eliminando as células tumorais.

Vale ressaltar que a eletroquimioterapia não pode ser utilizada em todas as forma de tumores. A sua indicação depende de análise do médico veterinário especializado em oncologia.

Entrevista com Médica Cirurgiã Oncologista 

Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Letícia Fratini, especializada em Oncologia Cirúrgica (CRMV11396) e Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247) para falarem sobre cirurgia oncológica e novas terapias para o tratamento dos pets.

Além dos pontos já citados acima, as médicas veterinárias do Grupo Hospitalar Pet Support  também conversaram sobre:

  • Cirurgia de tórax;
  • Biópsias torácicas por ultrassom;
  • Pós-operatório da cirurgia oncológica veterinária;
  • Riscos e cuidados da cirurgia oncológica;
  • A importância do trabalho multidisciplinar;
  • Importância da biópsia e do exame citológico.

Em nossa conta no Spotify. você pode ouvir a entrevista completa.

Cuide da saúde do seu companheiro. Consulte o médico veterinário com regularidade e previna-se contra o câncer em animais. Essa é a melhor forma de garantir uma vida feliz e saudável para o seu pet. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.

Sobre as autoras

Dra. Leticia Fratini, Médica Veterinária especializada em Oncologia Cirúrgica (CRMV 11396).MSc.

M. V. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia de Animais de Companhia (CRMV-RS 11247).

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

Exame Oral em Pets: por que é importante e como fazer em casa

"A saúde começa pela boca" é um ditado que ecoa tanto para humanos quanto para nossos amigos de quatro patas. No entanto, na busca contínua por assegurar o bem-estar dos pets, a atenção à saúde oral muitas vezes é deixada de lado. Porém, a doença periodontal, uma...