Pet Cardiopata: principais cuidados

21/02/21

Exames cardiológicos como a auscultação, o eletrocardiograma e o ecocardiograma devem fazer parte da rotina dos pets cardiopatas. Estes cuidados são cada vez mais necessários à medida que o pet envelhece. Eles também são importantes em situações específicas, como antes de procedimentos cirúrgicos, e na ocorrência de sinais clínicos de doença cardíaca.

A degeneração da valva mitral é a doença cardíaca mais comum em cães, especialmente após os 8 anos de idade. Já entre os gatos, a cardiomiopatia hipertrófica se destaca, podendo surgir em qualquer fase da vida.

Sinais clínicos do pet cardiopata

Um dos principais problemas de um pet cardiopata pode ser a ausência de sintomas. Isso  faz com que muitos animais evoluam para um estado grave sem que os tutores percebam. Especialmente os felinos e algumas raças de cães, como o dachshund. 

Já os sintomas, mesmo quando aparecem, podem ser inespecíficos e confundidos pelos tutores com outras doenças. Por isso, as consultas e check-ups regulares com o médico veterinário são tão importantes. 

Somente o médico veterinário saberá identificar e diferenciar os sintomas de forma segura e precisa.

Entre os principais sintomas de um pet cardiopata, estão:

  • Cansaço exagerado.
  • Cianose (língua e extremidades arroxeadas).
  • Tosse.
  • Emagrecimento.
  • Aumento do volume abdominal.
  • Dificuldades respiratórias.
  • Desmaios.

Diagnóstico e Check-Up Cardiológico

O diagnóstico para o pet cardiopata pode ser realizado com exames clínicos, como a auscultação cardíaca. O sopro no coração pode ser um indicativo de doença cardíaca. 

Os gatos costumam ter um sopro fisiológico, que não significa problema de saúde. No entanto, somente o ecocardiograma consegue diferenciar este sopro fisiológico da presença de uma doença no coração.

Em situações mais graves, caso os tutores não percebam ou ignorem os sinais dos pets cardiopatas, a doença pode evoluir para o edema pulmonar. Neste quadro, a angústia respiratória é muito grande e o pet precisa ser levado imediatamente para o atendimento de emergência.

Quando consultar?

Caso o pet apresente algum dos sintomas listados acima, leve-o imediatamente para o médico veterinário. Quanto antes a doença cardíaca for diagnosticada, maiores as chances de uma boa qualidade de vida. 

No geral, recomenda-se o check-up cardiológico anual para cães saudáveis a partir dos 8 anos de idade. Isso por conta da grande possibilidade de problemas na valva mitral. 

Filhotes e adultos de cães e gatos também precisam consultar o médico veterinário e realizar o check-up. A periodicidade deve ser estabelecida pelo médico veterinário, de acordo com as condições de saúde de cada paciente. Em especial por conta dos riscos de doenças congênitas.

Em nosso Checklist Veterinário você pode conferir as datas recomendadas para o Check-up e organizar os principais cuidados para o seu pet. 

Mais sobre pet cardiopata em nosso Podcast!

Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247), e Elisa Barp Neuwald, especializada em Cardiologia (CRMV-RS 8431)  para falarem sobre os cuidados com os pets cardiopatas.

Além dos pontos já citados acima, as médicas veterinárias do Grupo Hospitalar Pet Support  também conversaram sobre:

  • Exames cardiológicos em gatos.
  • Tratamento e acompanhamento do pet cardiopata.
  • Qualidade de vida do pet cardiopata.

Em nossa conta no Spotify, você pode ouvir a entrevista completa.

Consulte o médico veterinário especializado em cardiologia periodicamente e siga todos os cuidados com o pet cardiopata. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...