Câncer de próstata em cães e gatos: prevenção e diagnóstico

2/12/22

Desde 2011, novembro é o mês oficial de conscientização e combate ao câncer de próstata no Brasil, e tem como objetivo conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde do homem. Mas você sabia que o câncer de próstata não acomete apenas humanos? Cães e gatos também podem sofrer com a doença.

Cães com mais de 4 anos estão sujeitos a possíveis alterações na glândula prostática, porém em gatos o desenvolvimento dessas alterações é mais raro, mas não inexistente. A atenção e o cuidado devem ser os mesmos.

Aqui trouxemos as informações necessárias para ajudar você a prevenir, e se for o caso, diagnosticar precocemente a doença no seu pet.

A importância da prevenção 

Os fatores que podem aumentar a probabilidade de incidência da doença estão muitas vezes relacionados à genética e à idade mais avançada. Apesar disso, a prevenção ainda é a nossa maior aliada, capaz de postergar e até evitar que o câncer acometa seu pet. É essencial que os tutores tomem os devidos cuidados. 

Prevenção do câncer de próstata em cães e gatos: dicas para tutores

Visitas regulares ao médico veterinário 

O check-up feito de forma regular é indispensável desde os primeiros dias de vida, independente de idade e da raça, pois é o maior fator preventivo que existe. O acompanhamento veterinário é capaz de transformar a vida do seu bichinho, já que ninguém além de um profissional especializado é capaz de dizer quais são os melhores cuidados para a saúde deles.

Na prevenção contra o câncer de próstata, exames de imagem são altamente recomendados em cães de grande porte a partir dos 5 anos a cada seis meses, e de pequeno e médio porte a partir dos sete anos, também com a frequência de seis em seis meses. Mas essa frequência pode variar de acordo com a indicação de cada profissional. Os exames de toque são altamente recomendados e podem ser feitos com maior periodicidade.

Para os felinos, mesmo que a probabilidade de desenvolvimento desse tipo de câncer seja menor, as consultas periódicas são igualmente necessárias. O veterinário vai indicar as medidas a serem tomadas de acordo com a avaliação específica de cada animalzinho.

Dieta saudável e rotina de exercícios diária

Nos check-ups periódicos, além de exames de rotina ou específicos, é preciso que a avaliação nutricional também esteja inserida no protocolo de atendimento. A nutrição adequada para cada espécie é um potente fator preventivo de diversos tipos de doenças.

E para que a saúde do seu pet esteja sempre em dia, ele também precisa se manter ativo. Passeios e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano dos bichinhos. Que tal criar uma rotina alinhada com a sua? Tire um tempo do seu horário livre para se dedicar a alguma atividade de sua preferência, além de auxiliar na saúde física, vai garantir a saúde mental e a felicidade do seu bichinho.

A castração previne o câncer de próstata?

A resposta é não. A confusão é comum, já que nas fêmeas a castração previne o câncer de mama por estar diretamente ligado aos hormônios, o que não é o caso dos machos. Mesmo após a castração, o cachorro pode desenvolver a doença. No entanto, isso não diminui a sua importância para a saúde canina e felina. A castração responsável e em idade apropriada previne outras alterações prostáticas como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), entre outras enfermidades.

Sinais clínicos e diagnóstico do câncer de próstata em cães e gatos

Os sinais clínicos do câncer de próstata podem variar conforme o estágio da doença e nem sempre são específicos, mas alguns dos sinais que devemos prestar atenção são: dificuldade ao defecar e urinar, presença de sangue na urina, alterações no aspecto das fezes, dificuldade de locomoção, e perda de apetite. 

Ao menor indício de qualquer um dos sinais mencionados, procure ajuda profissional. O diagnóstico precoce pode evitar complicações maiores e aumentar as chances de cura. 

O diagnóstico pode ser feito por meio de exame de toque retal e ultrassonografia. Se houver suspeita de câncer, poderá ser feita uma biópsia.

Sobre esse assunto, a Médica Veterinária Bruna Grazziotin (CRMV-RS 13206) deu uma entrevista completa ao Pet Support, você pode acessá-la clicando aqui.

Preste sempre atenção aos sinais, e lembre-se: a prevenção salva vidas! 

No Pet Support nós valorizamos a medicina preventiva, oferecendo acompanhamento com planejamento e propósito, visando a saúde e a longevidade do seu pet. Entre em contato com nossa unidade mais próxima de você!

Revisão: Raquel Michaelsen — CRMV-RS 11928

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...