Fezes com sangue em pets: é sempre giardíase?

25/05/21

A resposta para a pergunta do título é NÃO. Apesar de muito comum na Medicina Veterinária, o sintoma de fezes com sangue nem sempre significa que seu pet esteja com giardíase. Mesmo assim, alguns tutores insistem em tratar os seus pets dessa forma durante longos período – o que pode trazer diversos problemas.

Abaixo, vamos entender o porquê.

O que é a giardíase?

A giardíase é uma zoonose provocada pela infecção do protozoários Giardia duodenalis. Ela pode se manifestar de forma assintomática, como através de sintomas:

  • Flatulência intermitente;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Náusea;
  • Diarreias;
  • Fezes com sangue.

Contaminação

A água contaminada é a principal via de transmissão da giardíase. Assim, animais expostos a ingestão de líquidos de riachos, poças ou com filtragem insuficiente podem se infectar. Os cistos da Giardia costumam resistir a níveis comuns de cloração.

Além disso, os humanos e os pets expostos ao contato com animais contaminados e a seus objetos também podem contrair giardíase. Animais que frequentam parques, hotéis e creches estão entre os grupos mais vulneráveis.

Prognóstico

Vale ressaltar que a giardíase não é um problema crônico. Portanto, é possível eliminar rapidamente a doença, desde que seja feito o tratamento correto. O prognóstico geralmente é positivo.

No entanto, sem o diagnóstico correto, animais tratados por longos períodos contra a giardíase podem estar sofrendo com outros problemas. 

Em alguns casos, as fezes com sangue podem ter como motivo alergias alimentares e colites crônicas (inflamação na porção final do intestino). Em outros, a causa pode ser o excesso de vermífugos administrados erroneamente pelo próprio tutor.

Diversos outros problemas gastrointestinais podem provocar fezes com sangue e demais sintomas semelhantes à giardíase. 

Por essa razão, é sempre importante consultar o médico veterinário periodicamente. Somente este profissional saberá diferenciar e identificar com precisão o problema do seu pet.

Diagnóstico da giardíase

De forma geral, o diagnóstico se dá através de anamnese clínica e de exames laboratoriais. O aspecto das fezes com sangue pode revelar informações determinantes sobre a origem do problema, por exemplo.

Além disso, o médico veterinário pode solicitar análises que buscam identificar a presença do agente – ou do seu antígeno – nas fezes dos pets. 

No entanto, como a eliminação do parasita nas fezes é intermitente, aconselha-se que a coleta para exame seja feita pelo menos três vezes, em dias intercalados.

Isso porque não há tanta eficácia no exame para detectar o antígeno do parasita nas fezes. Desse modo, ele é utilizado junto ao exame parasitológico de fezes. Este, por sua vez, é realizado por patologistas em três diferentes análises.

Porém, basta que ele seja detectado uma vez para que o diagnóstico seja fechado.

Em alguns casos, o paciente acredita que o pet está contaminado com Giardíase, mas o exame de fezes acaba detectando outro parasita – e isso é determinante para o tratamento correto.

Tratamento

O tratamento para a giardíase deve ser realizado idealmente após a confirmação do diagnóstico. Ele costuma ser medicamentoso e deve ser prescrito apenas pelo médico veterinário responsável

Vale ressaltar, no entanto, que as medicações apenas tratam o problema já existente. Ou seja, elas não previnem que o animal seja contaminado novamente.

Por isso, é fundamental que os tutores conversem com os médicos veterinários sobre as medidas preventivas e de controle ambiental contra a Giardíase.

Entrevista com Médica Veterinária Gastroenterologista

Recentemente, em nosso Instagram, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Victoria Rosa (CRMV-RS 15020), especializada em Gastroenterologia, e Vanessa Jegan (CRMV-RS 11247), especializada em Dermatologia e Alergologia, para falarem sobre a ocorrência de fezes com sangue em cães e gatos.

Entre os assuntos tratados na conversa, estão:

  • Como coletar as amostras de fezes para exames;
  • Como os exames diagnósticos são realizados;
  • Vermifugação e automedicação;
  • Disbiose intestinal;
  • Cuidado ambiental;
  • Reinfecção e alta médica.

Clique aqui e acesse o material completo!

A saúde do seu companheiro depende de você. Consulte o médico veterinário com frequência e cuide da saúde do seu pet. Portanto, em caso de fezes com sangue, procure um profissional especializado em gastroenterologia. O Grupo Hospitalar Pet Support pode lhe ajudar! Entre em contato

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...